quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Atividade 2- Biologia


Células-Tronco


O que são: São células primitivas produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células, além disso, possuem a capacidade de se transformar em outros tecidos do corpo, como os ossos, nervos, músculos e sangue.

Importância:São importantes principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.

Objetivo das pesquisas: É usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.

Onde se localizam: São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como o cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido aminiótico.

Tipos de Células-tronco:

*Totipotentes- Podem produzir todas as células embrionárias e extraembrionárias;
*Pluripotentes- Podem produzir todos os tipo de celulares do embrião;
*Multipotentes- Podem produzir células de várias linhagens;
*Oligopotentes- Podem produzir células dentro de uma única linhagem;
*Unipotentes- Produzem um único tipo de celular maduro.

Adultas e Embrionárias:

*Adultas: Podem ser encontradas nos mais variados tecidos do corpo, sendo as da medula óssea, da placenta, e do cordão umbilical as mais utilizadas. São de grande aplicação na medicina, já estando em um estágio de ampla utilização. Tem como vantagem por ser retirada direto do paciente um índice de rejeição muito pequeno.

*Embrionárias: São extraídas dos embriões e acredita-se que elas podem se transformar em qualquer outra célula. As células-tronco são mais limitadas, podendo apenas gerar tecidos específicos. Portanto acredita-se que as embrionárias sejam mais eficientes. Contudo, as pesquisas com esses tipo de células ainda são novas, mas apontam um índice maior de rejeição ou até tumores em relação ás células-tronco adultas.

Biologia do desenvolvimento: Disciplina da biologia que estuda o desenvolvimento dos seres vivos em suas diversas fases. Abrange o crescimento e a diferenciação celular, a a morfogênese. Podemos citar como exemplo a embriologia que é um campo da biologia do desenvolvimento que estuda o desenvolvimento desde a formação do zigoto até o fim do desenvolvimento embrionário.


Podemos perceber que os estudos com células-tronco são a grande esperança de muitas pessoas, que esperam a muito tempo a cura de suas doenças. Principalmente pelo fato de poder curar doenças, que hoje em dia são tão populares como Câncer, Mal da Alzeimer e cardiopatias.

Outro lado muito importante é a questão da capacidade das células-tronco se regenerarem em outros órgãos humanos já que o índice de doadores atualmente é tão pequeno e temos pessoas que morrem nas filas de espera.No Brasil a utilização do tratamento com células-tronco infelizmente ainda não é tão popular assim, devido ao tratamento ser muito caro, por enquanto são feitas apenas em centros de pesquisa, como os grandes hospitais e somente para pacientes que assinam um termo de consentimento e concordam em participar destes estudos clínicos.

7 comentários:

  1. Gostei muito do teu texto! Achei ele bastante explicativo e escalrecedor. Gostei do fato dele ser divido em tópicos, isso deixa a leitura mais direta e dirigida. Sinto que não colocou muito da tua opnião no trabalho, então não tenho muito o que comentar sobre o nosso ponto de vista, em comum, ou não, sobre o assunto. Mas mesmo assim, gosto muito dos teus textos, sempre trás informações novas e eles são sempre bem objetivos e dividos.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho ficou muito bom. Esta bem explicado de forma simples e direta, tornando o texto mais facil de se entender. gostei muito da forma com que os paragrafos do trabalho foram divididos.

    ResponderExcluir
  3. Eliana, teu trabalho ficou ótimo, está bem fácil de enteder, foi explicado de uma forma simples, relatou um pouco sobre o que são células tronco,as doenças que elas combateram, trouxe informações bem interessantes.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom teu texto. Ele é simples e vai direto ao ponto, sem haver qualquer informação irrelevante. Parace ir bem ao encontro daquilo que o sor propôs quando criou essa atividade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu artigo sobre células-tronco, fiicou bastante explicativo e científico, gostei que falou da importância da mesma e colocou mais alguns detalhes que foi importante e que tem pessoas que não sabem. Muito bom trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Eliana, ótimo texto. Colocaste muito bem teu ponto de vista. É realmente muito bom saber que daqui a algum tempo teremos curas para várias doenças que hoje não temos, e tudo graças às células-tronco!

    ResponderExcluir
  7. O texto está muito bem explicado, ter organizado por itens foi uma boa ideia, pois assim as informações ficam bem claras e organizadas.

    ResponderExcluir