segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Atividade2- Sociologia


Procura-se Manifestantes Espontâneos

A sociedade atual é muito egoísta, só se preocupa com o seu bem estar e seus próprios interesses sem olhar para o próximo. A juventude de hoje vive apática e assiste tudo ''sentada'' sem ter vontade de fazer alguma coisa para que sua opinião seja ouvida. Não estou querendo dizer que os jovens não lutam, pelo contrário lutam sim, mas pelos seus interesses próprios para alcançar metas e o objetivos pessoais. Aqueles jovens que saiam as ruas á reivindicar seus direitos, suas causas ou até mesmo por ''rebeldia'' hoje em dia são raros, podemos assim dizer.
Talvez o problema seja vivermos em um país de tantas injustiças, onde ''manda quem pode obedece quem precisa'' mais o menos assim. Como por exemplo, na maioria das vezes políticos corruptos pegam todo o dinheiro do povo e vivem muito bem, em quanto trabalhadores honestos que se ''matam'' todos os dias tem que fazer mágica para passar trinta dias com um salário mínimo. Evidente que isso é um absurdo! Mas será mesmo que se sairmos às ruas fazendo manifestações vai aumentar o salário mínimo, e todo cidadão vai ter direito a receber um salário decente?
É... Infelizmente sabemos que não! Tudo bem poderíamos dizer que ao menos tentamos, ao invés de ficarmos apenas assistindo. Mas acho que isso é o que vem fazendo com que os jovens não queiram mais se envolver na política ou até mesmo para defender outras causas que possam conter esse caráter de estar fora de alcance, por outro lado ''tentar'', mesmo já sabendo o resultado, poderia dar o sentimento de satisfação de ao menos ser ouvido, mas ainda assim o problema continuaria sem solução.
Nós seres humanos só começamos a nos ''mexer '' quando somos atingidos diretamente (a não ser os manifestantes de aluguel) , ou seja, as pessoas não querem se envolver em causas que não as afeta, por mais que sejam absurdas. Ninguém/quase ninguém, que possua seu plano de saúde, vai sair a fazer manifestações sobre como nossa saúde publica é terrível. Vamos ver todos os absurdos, talvez até nos indiguinarmos mas sinceramente? Não vamos fazer nada! É não é porque não queremos, é porque infelizmente de uma forma ou de outra nos dias atuias já estamos formulados com essa ideia de que nada vai mudar, somos minoria e quem manda são os ''grandes''.
Fora tudo isso, vivemos em uma sociedade capitalista onde o que importa é o dinheiro até porque para termos uma vida ''digna'' é necessário. A partir daí vamos o desespero das pessoas, sendo capazes de fazer qualquer coisa para consegui-lo, até mesmo submetendo-se a defender causas que não lhe interessam, não é que o individuo seja sem opinião, porem em um ponto de vista individual vai lhe gerar benefícios. É fato que uma pessoa que sai as ruas a defender causas que vão contra a suas ideologias não deve ser satisfatório, porem vai estar ganhando e ai chegamos ao ponto X da questão.
Blogs comentados: Guilherme Gonçalves e Lucas Farias.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Comentários- Biologia Atividade 2

* Clarissa Mondadori, Pedro Mallmann, Mayandre e Victória Gotllieb.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Atividade 2- Biologia


Células-Tronco


O que são: São células primitivas produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células, além disso, possuem a capacidade de se transformar em outros tecidos do corpo, como os ossos, nervos, músculos e sangue.

Importância:São importantes principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.

Objetivo das pesquisas: É usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.

Onde se localizam: São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como o cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido aminiótico.

Tipos de Células-tronco:

*Totipotentes- Podem produzir todas as células embrionárias e extraembrionárias;
*Pluripotentes- Podem produzir todos os tipo de celulares do embrião;
*Multipotentes- Podem produzir células de várias linhagens;
*Oligopotentes- Podem produzir células dentro de uma única linhagem;
*Unipotentes- Produzem um único tipo de celular maduro.

Adultas e Embrionárias:

*Adultas: Podem ser encontradas nos mais variados tecidos do corpo, sendo as da medula óssea, da placenta, e do cordão umbilical as mais utilizadas. São de grande aplicação na medicina, já estando em um estágio de ampla utilização. Tem como vantagem por ser retirada direto do paciente um índice de rejeição muito pequeno.

*Embrionárias: São extraídas dos embriões e acredita-se que elas podem se transformar em qualquer outra célula. As células-tronco são mais limitadas, podendo apenas gerar tecidos específicos. Portanto acredita-se que as embrionárias sejam mais eficientes. Contudo, as pesquisas com esses tipo de células ainda são novas, mas apontam um índice maior de rejeição ou até tumores em relação ás células-tronco adultas.

Biologia do desenvolvimento: Disciplina da biologia que estuda o desenvolvimento dos seres vivos em suas diversas fases. Abrange o crescimento e a diferenciação celular, a a morfogênese. Podemos citar como exemplo a embriologia que é um campo da biologia do desenvolvimento que estuda o desenvolvimento desde a formação do zigoto até o fim do desenvolvimento embrionário.


Podemos perceber que os estudos com células-tronco são a grande esperança de muitas pessoas, que esperam a muito tempo a cura de suas doenças. Principalmente pelo fato de poder curar doenças, que hoje em dia são tão populares como Câncer, Mal da Alzeimer e cardiopatias.

Outro lado muito importante é a questão da capacidade das células-tronco se regenerarem em outros órgãos humanos já que o índice de doadores atualmente é tão pequeno e temos pessoas que morrem nas filas de espera.No Brasil a utilização do tratamento com células-tronco infelizmente ainda não é tão popular assim, devido ao tratamento ser muito caro, por enquanto são feitas apenas em centros de pesquisa, como os grandes hospitais e somente para pacientes que assinam um termo de consentimento e concordam em participar destes estudos clínicos.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Blogs Comentados- Sociologia

*Juliana Porcher, Camille, Clarissa Mondadori, Guilherme Augusto e Muriel M.

domingo, 8 de novembro de 2009

Atividade 1 -Sociologia



Diferenças Socias


Infelizmente a desigualdade social no Brasil e em toda parte do mundo prevalece, e todos nós sabemos que existe pois muitas vezes presenciamos cenas das quais pessoas vivem de forma desumana. Vivemos em uma era em o que importa não são as pessoas, e sim o que elas tem ou são. Mas será que é realmente isso que vem a definir uma pessoa?

Nos dizemos humanos mas a partir de que momento o dinheiro pode definir quem é quem? E essa diferença tão grande de classes nos faz questionar quem é o verdadeiro culpado, serio o governo, as pessoas que não fazem por si ou os dois?

Quando nascemos já carregamos o fardo de ter que aceitar a realidade de onde nos encontramos, ou seja, se nascemos ricos seremos ricos se nascemos pobres seremos pobres... E a sociedade nos faz acreditar que este conceito é assim e não podemos fazer nada para mudá-lo.

Todos nós conhecemos a influência na opinião publica que a mídia nos trás, em quanto há milhões de brasileiros vivendo a baixo da linha de pobreza, o país conta com enormes recursos naturais, financeiros, tecnológicos e de conhecimento que são apenas acessíveis a uma pequena e privilegiada parcela da população. Deveria ser o papel da mídia mostrar essas diferenças mas não é isso que acontece na maioria das vezes ela está do lado da privilegiada.

Atualmente temos um ótimo exemplo disso, a Copa de 2014 onde as pessoas dentro de ''seus mundinhos'' comemoraram felizes a escolha da sede, que será no Brasil, e a mídia a todos os momentos nós trás informações até excessivas dos investimentos. . . É lógico que tem todo um lado positivo o incentivo aos esportes, até mesmo a diversão que todos merecem ter, mas principalmente a economia afinal iremos receber muitos turistas e ainda haverá grandes investimentos em obras...

E mais uma vez iremos nos fazer de ''cegos'', investiremos milhões (até mais que o necessário se é que me faço entender...) em construções/reformas de estádios luxuosos em quanto todos os dias pessoas reviram os lixos para comer, mas parece que isso não importa afinal teremos uma cidade bonita para mostrar aos de mais e a outra parte não será vista!
E não é que nós seres humanos já estamos acostumados a ser assim? Dificilmete estamos satisfeitos com que temos em quanto reclamamos muitas vezes por coisas fúteis... da comida por estar ruim em quanto do outro lado tem gente agradecendo por ter encontrado um resto de alimento. Apesar das coisas serem como são. . . Ainda acredito que só a educação pode mudar essa realidade, mas que cada um tem que fazer por si não podemos esperar nada de ninguém, e que principalmente os jovens deveriam priorizá-la.

SOCIOLOGIA- DESIGUALDADES


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Meus Comentários Estão Nos Seguintes Blogs:

Juliana Porcher, Lucas Farias dos Santos, Guilherme Gonçalves, Carolina Ponzi, Jennifer Brasil e Tiago Marques.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Atividade 1- Biologia


É fato que a biologia estuda tudo que está relacionado a vida do ser humano, portanto seu conteúdo é muito extenso. Sendo assim dividido por áreas para facilitar seu estudo tais como:

Evolução: Que faz o estudo das modificações que os seres vivos sofreram ao longo do tempo, e a razão destas modificações terem ocorrido.
Morfologia: Abrange estudo do seres vivo. Podendo ser subdividida em citologia (estudo da célula), histologia ( estudo da estrutura anatómica ou fisiólogica através do microscópio) e anatomia (estudo da estrutura visível).
Embriologia: Estudo da formação dos embriões de plantas e de animais, fazendo parte da biologia do desenvolvimento.
Taxonomia: Supostamente é a mais velha de todas as ciências, pois nasceu com o homem, a mais necessária porem menos reconhecida. Procura agrupar os seres vivos de acordo com suas semelhanças.
Fisiologia: Resumidamente é o estuda o funcionamento de células, órgãos, sistemas e tecidos. Tem o seu foco voltado as múltiplas funções mecânicas, física e bioquímicas nos seres vivos, além disso é estudada em diversas áreas da saúde como medicina, fisioterapia, enfermagem, nutrição e biológicas.
Genética: Estudo da herança através da hereditariedade dos seres vivos e também os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações.
Paleontologia: Abrange o estudo de fóssil e impressões deixados pelos seres que habitaram a terra num passado remoto.
Ecologia: Estudo da relação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.
Botânica: Aprimora-se no estudo cientifico da vida das plantas e algas.

Em fim a biologia se faz presente em todas as áreas de nossa vida, até mesmo sem que possamos perceber, em nosso cotidiano principalmente na medicina, nos estudos do meio ambiente, plantas e animais. Pelo fato de já estarmos tão acostumados não relacionamos os acontecimentos diários com a biologia. Na minha opinião um dos estudos mais interessantes dessa área é a genética, pois através dela e da nossa alta tecnologia é possível se descobrir tratamentos e até mesmo cura de doenças.

O que mais tem nos preocupado ultimamente é a ecologia e sua crise ambiental, a forma com que o homem vem transformando o mundo ( e neste sentido podemos dizer para pior) prejudica a qualidade de vida de todos nós que temos que respirar o ar poluído e principalmente os mais pobres que não tem alimentos, água potável para beber, etc...Estamos chegando ao extremo e necessitamos prestar mais atenção em nosso meio ambiente, afinal se cada um fizer a sua parte serão com pequenos atos que conseguiremos grandes resultados.